terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Anarco-web

Definição de Anarquismo no Wikipedia:
Anarquismo é a teoria libertária baseada na ausência do Estado. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem
hierárquica que não seja livremente aceita, defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.

A Internet tem Estado? Tem alguém que tem o poder político na Internet? É claro que o poder "real" existe, mas e o poder "virtual"? Se anarquismo é ausência de Estado posso dizer que a Internet é o anarquismo que deu certo?

Não é preciso muito esforço para perceber certos "revolucionários" na Internet. Blogs são clássicos exemplos disso. Muitos deles com idéias de seus escritores que expressam a indignação contra o mundo real capitalista, pregam a instalação da sustentabilidade para o mundo real que está acabando ou, mais freqüentemente, reinvindicações contra a política real através do humor.

Ok, disso todo mundo sabe, quem nunca riu com uma montagem do KibeLoco?

O que poucos sabem é de uma certa corrente anarquista, os anarco-primitivistas que "defendem a aversão a qualquer forma de desenvolvimento tecnológico, advogando o retorno das condições pré-civilizatórias para um efetivo desenvolvimento humano." (Sim, Wikipedia de novo.)

E agora, hein? Já pensou ter que voltar às civilizações pré-históricas para tentar encontrar a chave para uma sociedade imparcial e desenvolvida? Acredito que posso afirmar que a era da Internet trouxe consigo uma nova história. Então essa é uma "pré-história" de muita história que está por vir ainda, muita tecnologia que está para ser descoberta e desenvolvida. Então agora é a hora de fazer tudo dar certo, não? Muito confuso meu pensamento?

Bom, chega de análises técnicas, o que quero chegar nisso tudo é que, você está aqui na Web, chegou até essa parte desse texto (isso é um bom sinal) e você pode fazer o que quiser aqui. Levando em consideração que você não é um pedófilo ou um "nazi" você pode fazer o que quiser!
E então eu pergunto, e se você estivesse sendo observado, em tudo que você acessa, em tudo o que você clica, você faria as mesmas coisas? Você acessaria os mesmos sites? Falaria com quem você fala?

Ah, duvido.

Você pode dizer que você só trabalha, pesquisa, e tem amigos na Web, mas tenho certeza que uma hora ou outra acessa o Youtube atrás de vídeos engraçados, lê o horóscopo ou lê textos de auto-ajuda. E não estou te julgando por isso! Muito pelo contrário, é interessante que você faça tudo. Eu faço! Aqui nós nos pegamos fazendo coisas que nem esperamos e assim a tela do computador se torna um espelho que mostra muito mais do que seu rostinho bonito. Mostra quem você realmente é, afinal Você é o que você clica.

5 Comments:

Anônimo said...

É muito estranho pensar que pode (ou não) existir uma 'força superior' dentro desse mundo virtual. É absurdamente assustador imaginar que tudo o que você faz está sendo vigiado por sei-lá quem, sei-lá onde. quem disse que não existem vidas inteligentes em outros mundos? pelos menos no mundo da Web, tem sim!

Anônimo said...

Levando em consideração que você não é um pedófilo ou um "nazi" você pode fazer o que quiser!

ahhhh.........então que graça tem?!

Anônimo said...

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Creio que a sensação de liberdade virtual nos acolhe deste mundo de paredes de concreto.

Mas isso não seria mais uma jogada manipuladora?

Será que meu orkut fake da Elba Ramalho tem um observador misterioso?
Nos bate-papos da UOL onde eu sou um surfista alto e rico eu tenho essa liberdade?

Acho que essa "liberdade" virtual nos leva a um caminho onde ninguem precisa ser ele mesmo.

Acho que no mais intimo de cada um tem rola a sensação de prazer por saber que esta sendo observado.

Afinal as coisas ficam mais emocionantes assim... e todo mundo gosta de uma historia de conspiração!

http://minhaopiniao.wordpress.com

Leandro Capella said...

Artur, sem palavras pro seu blog. Me surpreendeu e muito!
Vc escreve muito bem e suas idéias são excelentes. Já botei um link teuv no meu blog, rapaz! Parabéns e sucesso!

Anônimo said...

Adoreii os textoss! Eh bem verdade isso q você falouu!
mass aindaa bem q existem os fakes do orkut neh?!

huhauhauhaa =p

beijos!;**